sábado, 1 de agosto de 2009

Um "empurrão" na Saúde dos Americanos

Sofrendo uma considerável queda em sua aprovação como presidente, segundo recente pesquisa, Obama, que herdou a pior situação já vivida pelos herdeiros do Tio Sam (que não dormem no ponto! Após as eleições cobram imediatamente por resultados e não aceitam embromações.), foi ao Congresso buscar aprovação para o projeto bilionário que lá se encontra bloqueado. Por 50 minutos ocupou a tribuna conclamando apoio tanto dos congressistas como do povo americano para a aprovação do projeto que vai melhorar o sistema de saúde, cuja reforma é a sua prioridade. Os americanos têm um dos mais caros sistema de saúde e um dos piores em cuidados oferecidos pelos países considerados desenvolvidos. O presidente quer reduzir os enormes custos e levar os cuidados de saúde a quase 46 milhões de americanos que sofrem sem qualquer tipo de cobertura! A saúde é uma prioridade entre as promessas de campanha do presidente democrata.

Obama declarou compreender o cepticismo e prometeu que o projecto será assinado este ano. "Eu sou o Presidente e penso que isto tem de ser feito." disse e continuou: "Vamos passar uma reforma para diminuir os custos, encorajar a liberdade de escolha e criar uma cobertura em que todos os americanos possam contar. E faremos isso este ano".

Outra grande preocupação na saúde dos americanos é a obesidade que aumenta de proporções desde à infância até a idade madura. Campanhas têm sido detonadas com pouco resultado.

Minha observação pessoal durante os dias que estive na Califórnia: crianças e adultos parecem "ruminar" o dia inteiro: nas ruas, nos ônibus, trens e locais públicos como os parques, por exemplo. Comem o dia inteiro! Vários locais colocam avisos de proibição para comidas e bebidas em seus interiores. Pelo que percebi, os "snacks" não são nada saudáveis e têm elevadas calorias.

Sofrendo na pele uma baixa no poder aquisitivo, as consequências de uma crise financeira avassaladora, o povo americano não aceita vacilo e acompanham o trabalho de seus candidatos tanto na presidência da república como no Congresso. Completamente diferente de nós aqui no Brasil, que após elegermos nossos candidatos, por eles somos massacrados com escândalos e favoritismos. Tratam-nos como os antigos reis, que arrancavam o sangue dos súditos com os impostos e nenhum retorno.

Pensei acompanhando os acontecimentos pela Internet: será que desta vez pegam o Sarney de jeito? Será que ele vai devolver aos cofres públicos tudo que deve ao povo brasileiro? Seu reinado político protecionista chegará ao fim? E quanto aos seus companheiros? E os outros congressistas? Continuaram impunes? A sedução aos eleitores ignorantes e os da classe menos privilegiada continuará?

Será que um dia haverá ética, decoro e decência no Congresso brasileiro? Estarei viva ainda? Bem, este é o meu sonho. Um Congresso do povo para o povo. Cada poder atuando decentemente de acordo com seus regimentos e segundo a nossa ajustada Constituição. Os nossos elevados impostos sendo adequadamente aplicados em benefícios dos cidadãos brasileiros nos transportes, saúde, educação e serviços públicos de um modo geral?

Nenhum comentário: