sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Belo Horizonte terá roteiro cultural da cachaça

Criar um roteiro cultural da cachaça em Belo Horizonte, por meio da seleção de bares e lojas especializadas na comercialização da cachaça artesanal mineira. O projeto da Prefeitura de Belo Horizonte, através da Belotur, em parceria com as entidades relacionadas à produção e venda da cachaça em Minas Gerais, tem por objetivo o incremento dos estabelecimentos comerciais do ramo, possibilitando a geração de empregos, renda e a qualificação do destino turístico Belo Horizonte, que já ostenta o título de “Capital dos Bares”. Além disso, a iniciativa promoverá a integração e organização da oferta desse produto típico, produzido em Minas Gerais de forma diferenciada e com qualidade.
Na próxima terça-feira, 25, às 15 horas, na Belotur, as entidades parceiras do projeto irão se reunir para estabelecer critérios para a seleção dos estabelecimentos que deverão integrar o roteiro. Após esta definição, será feito um inventário na capital dos locais que atendem a estes quesitos.
A proposta prevê, ainda, a elaboração da Carta de Cachaça para os restaurantes selecionados, com a apresentação de várias marcas e as indicações de nome, origem, cor, teor alcoólico, armazenagem e tempo de armazenamento, entre outros. O estabelecimento deverá ter, à disposição do cliente, um funcionário especialmente treinado para apresentar-lhe as opções disponíveis e auxiliá-lo em sua escolha. Com o intuito de fortalecer e ampliar as discussões no setor, também deverá ser criado, no Conselho Municipal de Turismo, uma Câmara Temática da Cachaça, que contará com a participação de representantes das entidades, donos de bares e lojas especializadas.
O evento de lançamento do projeto está marcado para 13 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Cachaça, e acontecerá no Restaurante Xico da Kafua.
Uma boa idéia que poderia ser adotada por outras cidades!

Nenhum comentário: