quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Sustentar 2009 - 2º Fórum Internacional pela Responsabilidade Socioambiental e o Turismo Sustentável

O evento objetiva, a partir da troca de experiências e apresentações de diferentes "cases", reforçar a urgência de colocar em prática modelos de negócios sustentáveis em diversos segmentos

O mercado consciente já exige uma postura sustentável, tanto no setor governamental, quanto empresarial. Suprir as necessidades da geração presente sem afetar as gerações futuras é uma preocupação observada por muitas empresas, que já adotaram uma política sustentável em sua atuação. Algumas delas, como a Petrobrás, Cemig, Arcelor Mittal, Fundação Dom Cabral, dentre outras, irão dividir suas experiências e debater idéias no Sustentar 2009 - 2º Fórum Internacional pela Responsabilidade Socioambiental e o Turismo Sustentável, que acontece dos dias 9 a 11 de setembro, no Minascentro, em Belo Horizonte.

Considerado um dos mais representativos eventos sobre sustentabilidade, o Sustentar irá reunir na capital mineira especialistas, executivos, lideranças e autoridades ambientais do país e exterior para debater e propor soluções em busca da promoção da sustentabilidade com inclusão social. Segundo a coordenação, a expectativa é que 3 mil pessoas participem do fórum, que tem como tema “Desenvolvimento Sustentável: caminhos e cenários à nossa escolha”, debatidos por meio de seminários, cursos, workshops, encontros técnicos, fóruns e balcão de negócios.

O “Seminário Educação para uma sociedade Sustentável”, o “Fórum Cidade Históricas de Minas e o Turismo Sustentável” e o “Diálogo Brasil Sustentável”, são algumas das atrações gratuitas e abertas ao público. Outro atrativo é o 2º Salão Internacional de Tecnologias, Produtos e Serviços Socioambientais, que acontece simultaneamente ao Sustentar. Mais informações e inscrições através do site www.sustentar.net, ou pelo telefone (31) 2515-3382.

Falta atitude

Embora existam sinais de que a sociedade está mais consciente em relação as questões socioambientais no mundo, pesquisas mostram que ainda há muitas dúvidas e falta atitude sobre essa causa. Por isso o Sustentar 2009 vem resgatar e ampliar a discussão sobre o tema.

Pesquisa do IBOPE revela que 79% dos executivos e 55% dos cidadãos já ouviram falar de sustentabilidade empresarial, mas os dois grupos possuem conceitos diferentes. Para os executivos, 59% acreditam que sustentabilidade empresarial está atrelada aos conceitos de responsabilidade social e 58% em preservação do meio ambiente. Já para os cidadãos, 33% ao desenvolvimento de produtos e 23% à solidez das instituições.

Os dados mostram que não há um entendimento sobre o conceito, a prática e a urgência do desenvolvimento sustentável em sua plenitude. Por isso a importância de se debater em torno do tema sustentabilidade, que é muito vasto, e também imprescindível para conseguir atingir os níveis necessários para um desenvolvimento satisfatório. Por outro lado as empresas devem ficar atentas porque 52% dos consumidores brasileiros afirmam estar dispostos a comprar produtos de fabricantes que não agridem o meio ambiente, mesmo que tivessem que pagar a mais por isso. Na Europa, por exemplo, essa questão da sustentabilidade é ainda muito mais forte, e a sociedade cobra das empresas para se adaptar. Segundo o inquérito Eurobarómetro, 83% dos europeus afirmaram que consideram a relação de impacto ambiental dos produtos como critério na escolha durante as compras.

Turismo Sustentável

Um tema que também será debatido no Sustentar 2009 é o Turismo Sustentável, uma promissora fonte de renda para o Brasil. Segundo o coordenador internacional do evento, Douglas B. Trent, o turismo possui um grande potencial para o desenvolvimento socioeconômico, se conduzido por um planejamento adequado e respeitando as características biológicas, sociais, econômicas e físicas da região.

O Brasil possui importantes atrativos para explorar o turismo, mas não sabe aproveitar. O país é considerado o 1º lugar em megadiversidade, ou seja, com maiores números de espécies endêmicas e maior número de formas de vida. “Se toda esta riqueza natural fosse corretamente explorada, isto representaria para o Brasil uma chance do país ser levado a um novo patamar de desenvolvimento por meio do turismo responsável, que promove a redução da pobreza e a preservação do meio ambiente, como recomenda as ‘8 Metas do Milênio’, lançadas pela ONU, em 2002”, garante o coordenador.

Nenhum comentário: