quarta-feira, 8 de abril de 2009

Oposição quer que Mantega e Lima Neto esclareçam saída do BB

'A desculpa do spread é ridícula. Nós soubemos que houve operação irregular', afirma presidente do DEM

Marcelo de Moraes e Eugênia Lopes, de O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - O presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ) informou nesta quarta-feira, 8, que os partidos de oposição - DEM, PSDB e PPS - pretendem apresentar requerimento de convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega e de Antonio Francisco Lima Neto, ex-presidente do Banco do Brasil. O objetivo, segundo ele, é que os dois deem esclarecimentos sobre as operações feitas pela instituição que motivaram a demissão de Lima Neto.

"A desculpa do spread é ridícula. Nós soubemos que houve operação irregular. Queremos saber quais foram. Isso não exime o governo federal da responsabilidade do que ocorreu no banco do Brasil. Quem nomeia o presidente do Banco do Brasil é o presidente Lula", disse ele.

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE) reforçou a fala de Maia e afirmou que o ex-presidente do Banco do Brasil "efetivamente não terá caído por conta de taxas de juros". "Essa é uma visão pitoresca, afirmou o tucano. A informação oficial é de que Lima Neto teria deixado o cargo a pedido.

Assim como o presidente do DEM, Guerra disse que a oposição vai convocar o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para ir ao Senado explicar as causas da saída de Lima Neto. Segundo Guerra há cerca de uma semana já havia rumores sobre a queda do presidente do BB.

O senador Renato Casagrande (PSB-ES), disse que ficou surpreso com a saída de Lima Neto. "Não sabemos o motivo, mas não creio que seja essa questão da taxa de juros, porque senão aí tem que demitir os presidentes de outros bancos", afirmou Casagrande. O PSDB, o DEM e o PPS devem divulgar ainda hoje nota conjunta sobre a demissão de Lima Neto.

Em entrevista coletiva nesta quarta, o presidente demissionário do Banco do Brasil (BB), Antonio Francisco de Lima Neto, negou os rumores. "Para ser sincero, é a primeira vez que estou ouvindo isso", declarou Lima Neto, em entrevista.

Ele afirmou que a aquisição de instituições e de carteiras "é um negócio do banco, e a concessão do crédito tem um modelo totalmente segregado, não há uma pessoa que domine todo o processo (dentro do BB)." Segundo Lima Neto, o Banco do Brasil segue regras de governança, e isso é um dos motivos pelos quais 22% das ações do BB são negociados em Bolsa de Valores.

O ministro da Fazenda também afirmou que não tem conhecimento sobre qualquer denúncia de irregularidade na aquisição de carteiras de outras instituições pelo Banco do Brasil, durante a gestão de Antonio Francisco de Lima Neto.

E lá tem oposição? São todos muito unidos quando se trata de nos ferrar, e a bola da vez para enganarem os trouxas é o ex-presidente do BB. Só fazem pirotecnia quando é para aparecer para o povão, mas nunca dá em nada. Alguma investigação puniu alguém? Esclareceu algo? As provas sempre são insuficientes. Na hora de legislarem sobre seus salários, regalias extensíveis às filhas e demais familiares, aí todo mundo é santo, não existe oposição. Se houvesse oposição de verdade, Lula já teria sofrido impeachment na época do mensalão e estaria na cadeia com sua corja. Mas a corja rival amarelou, ainda não veio a público o porquê. Morte aos políticos. A todos. Incluindo as famílias para evitar gastos futuros com pensões e indenizações milionárias. Fonte: Estadão online.

Nenhum comentário: