sexta-feira, 17 de abril de 2009

Salmão Sem Gosto de Maresia

O salmão selvagem do Pacífico é a grande iguaria da costa oeste canadense. Não lembra nem de longe o salmão chileno, criado em cativeiro e alimentado com ração, que estamos acostumados a comer. Defumado ou fresco não tem cheiro nem gosto de maresia e, embora exista o tipo rosé, a maioria tem uma cor mais intensa.

Os canadenses têm o hábito de colocar maple syroup em quase tudo. Nem o salmão escapa. Além de adoçar as panquecas matinais, o xarope de maple (feito da seiva do plátano) é usado como condimento para grelhar, assar e fazer churrascos com carne ou peixe. Algumas pessoas simplesmente substituem o açúcar por maple. Entre os usos mais comuns há produtos como manteiga, cookies, balas, chocolates e chás.

A carne de bisão, mais magra do que a do boi, também faz parte da dieta local e é utilizada como qualquer carne vermelha: em bifes, assados e fondues. A cultura dos champignons é outra tradição do país. São crocantes, saborosos, sem branqueamento e estão presentes em todas as refeições. No café da manhã integram omeletes ou ovos mexidos e acompanham pratos de carne, peixe, massas ou saladas no almoço e jantar.

Embora o pessoal do slow-food levante sua bandeira em feiras de produtos orgânicos e em vários restaurantes conceituais, o fast-food tem peso significativo entre as opções alimentares. Nas cafeterias das montanhas, nos intervalos do esqui, não há como fugir das ofertas de comida italiana, japonesa ou italiana, toda com o mesmo gosto extra condimentado e com gordura em excesso. Melhor mesmo é o hambúrguer com fritas.

Por outro lado, não faltam bons restaurantes em Whistler, Banff ou Lake Louise. O Araxi, eleito o melhor de Whistler pelo nono ano consecutivo pela revista Wine Spectator, tem 25 anos de tradição e uma cozinha regional que resulta num mix entre o tradicional e o contemporâneo, com ingredientes locais.

A Columbia Britânica, o estado onde se localizam Vancouver e Whistler, é uma das duas regiões vinícolas do país. Ali se produzem uvas brancas e tintas, mas a estrela é o ice wine, vinho doce de sobremesa. (MPT)

Publicação: Valor Econômico News - EU & Investimentos,April 17, 2009 - Enviada por Dr. Ricardo Guimarães, Consul Honorário do Canadá em Minas Gerais

Nenhum comentário: