quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Florianópolis(SC) se prepara ser a melhor opção para o Turismo de Negócios e foi palco para o IV Fórum de Turismo de Negócios

A prestigiada solenidade de abertura contou com a presença de autoriades e personalidades tanto do governo como do setor de turismo.

Miguel Goby, presidente da Adjori, Breno Pockszevnicki, coordenador geral do MTur, Beto Martins, secretário de turismo de SC, Marta Lobo, presidente do FTN, Maria Claudia Evangelista, secretária de turismo de Florianópolis, Valdir Walendowsky, presidente da Santur e Ely Ribeiro, presidente da ABAV-SC - Foto Divulgação FTN
Agentes de viagens de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, além de empresários, jornalistas e profissionais do turismo de todo o Brasil e exterior participaram da IV edição do FTN (Fórum de Turismo de Negócios), realizado nos dias 10 e 11 de setembro, no Hotel Jurerê Beach Village, em Florianópolis (SC).

O evento, que contou com o apoio da Santur (Orgão Oficial do Turismo de Santa Catarina) e do Sebrae, reuniu os profissionais para uma Mostra de Turismo, palestras de qualificação e um passeio pelos principais pontos turísticos de Florianópolis.

Na cerimônia de abertura, Santa Catarina foi um dos destaques. O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, falou  do prêmio “O Melhor da Revista Viagem e Turismo” na categoria “Melhor Estado do Brasil”, que Santa Catarina recebeu pela sétima vez consecutiva da Editora Abril. “Esse prêmio foi concedido pelos próprios turistas que escolheram Santa Catarina como melhor estado”, explica.
Floriano Bortoluzzi  do jornal New Faces de Porto Alegre, e Ely Ribeiro, presidente da ABAV SC
Maria Cláudia Evangelista e Mariza Ortiz de Carvalho

Maria Cláudia Evangelista, secretária de turismo de Florianópolis, ressaltou a vocação turística da capital do estado na realização de eventos.  A cidade catarinense aparece em sexto lugar entre as cidades que mais realizam eventos internacionais no Brasil, segundo a ICCA (Associação Internacional de Congressos & Convenções – ICCA). A secretária também aproveitou para anunciar o investimento de R$ 1 milhão do Ministério do Turismo na melhoria da sinalização no município.

O Secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Beto Martins, ressaltou as diferentes potencialidades turísticas do Estado e a necessidade de divulgá-las, pois muitas vezes os próprios catarinenses não as conhecem. Na avaliação do secretário, uma das marcas do estado é a forte influência das culturas estrangeiras presentes no povo catarinense.

A presidente do FTN, Marta Lobo, destacou a importância do turismo de negócios para os destinos turísticos. “O turismo de negócios é uma importante ferramenta para trazer o cliente e vender o destino”, analisa. Marta Lobo também ressaltou sobre a importância de discutir e praticar ações sustentáveis no mercado turístico.
Passeio por Florianópolis
A bordo do Floripa By Bus, agentes de viagem e jornalistas conheceram algumas das maravilhas de Florianópolis, passando pela Beira-Mar Norte, Praça XV de Novembro, Mercado Público Municipal, Praia do Morro das Pedras, Parque Municipal da Lagoa do Peri, Praia da Armação e Praia do Matadeiro.
Qualificação
Entre as palestras de qualificação, no dia 11, Gil Giardellli ministrou a palestra de grande sucesso: “Mídias Sociais e seu Impacto no Negócio do Turismo”. Com o apoio do Sebrae-SC, Álvaro Ornelas, consultor em gestão da entidade, ministrou palestra sobre Gestão do Turismo com combate à sazonalidade e Joel Fernandes, engenheiro especialista em marketing e colunista na revista empreendedor, falou sobre Um Novo Empreendedorismo –  maneira certa de tocar sua empresa.

O evento recebeu operadores e organizações turísticas que ofereceram qualificações para os agentes de viagens participantes. As empresas e organizações participantes foram: Hotel Las Torres, de Torres del Paine na Patagônia Chilena; a MSC Cruzeiros; Travelhub, agência que representa a operadora israelita Nazarene Tours no Brasil; A oficina de Visitantes e Convenções de Guadalajara, no México; a operadora Transmundi e, por fim, a SANTUR.
Foto da mostra de turismo (Walmir Calomino)

Nenhum comentário: