A prestigiada solenidade de abertura contou com a presença de autoriades e personalidades tanto do governo como do setor de turismo.
Agentes de viagens de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do
Sul, além de empresários, jornalistas e profissionais do turismo de todo o
Brasil e exterior participaram da IV edição do FTN (Fórum de Turismo de
Negócios), realizado nos dias 10 e 11 de setembro, no Hotel Jurerê Beach
Village, em Florianópolis (SC).
O evento, que contou com o apoio da Santur (Orgão Oficial do
Turismo de Santa Catarina) e do Sebrae, reuniu os profissionais para uma Mostra
de Turismo, palestras de qualificação e um passeio pelos principais pontos
turísticos de Florianópolis.
Na cerimônia de abertura, Santa Catarina foi um dos
destaques. O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, falou do prêmio “O
Melhor da Revista Viagem e Turismo” na categoria “Melhor Estado do Brasil”, que
Santa Catarina recebeu pela sétima vez consecutiva da Editora Abril. “Esse
prêmio foi concedido pelos próprios turistas que escolheram Santa Catarina como
melhor estado”, explica.
Floriano Bortoluzzi do jornal New Faces de Porto Alegre, e Ely Ribeiro, presidente da ABAV SC |
Maria Cláudia Evangelista e Mariza Ortiz de Carvalho |
Maria Cláudia Evangelista, secretária de turismo de Florianópolis, ressaltou a vocação turística da capital do estado na realização de eventos. A cidade catarinense aparece em sexto lugar entre as cidades que mais realizam eventos internacionais no Brasil, segundo a ICCA (Associação Internacional de Congressos & Convenções – ICCA). A secretária também aproveitou para anunciar o investimento de R$ 1 milhão do Ministério do Turismo na melhoria da sinalização no município.
O Secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina,
Beto Martins, ressaltou as diferentes potencialidades turísticas do Estado e a
necessidade de divulgá-las, pois muitas vezes os próprios catarinenses não as
conhecem. Na avaliação do secretário, uma das marcas do estado é a forte
influência das culturas estrangeiras presentes no povo catarinense.
A presidente do FTN, Marta Lobo, destacou a importância do
turismo de negócios para os destinos turísticos. “O turismo de negócios é uma
importante ferramenta para trazer o cliente e vender o destino”, analisa. Marta
Lobo também ressaltou sobre a importância de discutir e praticar ações
sustentáveis no mercado turístico.
Passeio por Florianópolis
A bordo do Floripa By Bus, agentes de viagem e
jornalistas conheceram algumas das maravilhas de Florianópolis, passando pela
Beira-Mar Norte, Praça XV de Novembro, Mercado Público Municipal, Praia do Morro
das Pedras, Parque Municipal da Lagoa do Peri, Praia da Armação e Praia do
Matadeiro.
Qualificação
Entre as palestras de qualificação, no dia 11, Gil Giardellli
ministrou a palestra de grande sucesso: “Mídias Sociais e seu Impacto no Negócio
do Turismo”. Com o apoio do Sebrae-SC, Álvaro Ornelas, consultor em gestão da
entidade, ministrou palestra sobre Gestão do Turismo com combate à sazonalidade
e Joel Fernandes, engenheiro especialista em marketing e colunista na revista
empreendedor, falou sobre Um Novo Empreendedorismo – maneira certa de tocar sua
empresa.
O evento recebeu operadores e organizações turísticas que
ofereceram qualificações para os agentes de viagens participantes. As empresas e
organizações participantes foram: Hotel Las Torres, de Torres del Paine na
Patagônia Chilena; a MSC Cruzeiros; Travelhub, agência que representa a
operadora israelita Nazarene Tours no Brasil; A oficina de Visitantes e
Convenções de Guadalajara, no México; a operadora Transmundi e, por fim, a
SANTUR.
Foto da mostra de turismo (Walmir Calomino) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário