sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

HOSPITAIS BUSCAM CERTIFIFICAÇÃO PARA MELHORAR SEGURANÇA E QUALIDADE NO ATENDIMENTO

Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães é o primeiro do Brasil especializado em oftalmologia a ter acreditação internacional pela Acredditation Canada
Uma pesquisa do Institute of Medicine dos EUA, que apresentou resultados de vários estudos, revelou a crítica situação de assistência à saúde daquele país. Dados apontaram que de 33,6 milhões de internações, cerca de 44.000 a 98.000 pacientes morreram em consequência de eventos adversos. No Brasil, esta situação não é diferente. De acordo com a Anvisa, estima-se que a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações. Segundo dados da OMS, cerca de 234 milhões de pacientes são operados por ano em todo o mundo. Destes, um milhão morre em decorrência de infecções hospitalares e sete milhões apresentam complicações no pós-operatório.

De olho nestes dados, instituições de saúde da capital mineira estão se preparando para identificar os riscos e trabalhar a prevenção por meio de boas práticas e gestão do corpo clínico, além de buscar certificações e monitoramento dos processos. Ter a tranquilidade de ser atendido em um bom hospital, por uma equipe de médicos qualificados, além de receber todo o acompanhamento necessário é uma das principais diretrizes que tem norteado o trabalho desenvolvido pelas instituições de saúde que, cada vez mais, estão preocupadas com a segurança do paciente e a qualidade do atendimento médico.

O Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, por exemplo, é a única instituição especializada em oftalmologia do Brasil que possui a acreditação internacional Acredditation Canada, Segundo o diretor do hospital e oftalmologista Ricardo Guimarães, a certificação internacional comprova a segurança e a qualidade nos serviços de saúde prestados.Foram avaliados processos, serviços e até mesmo os pacientes e funcionários do hospital. A instituição acompanha as evoluções da medicina e está atenta às necessidades do mercado e, fundamentalmente, das pessoas. Sem dúvida, este reconhecimento beneficia principalmente nossos pacientes, que terão uma instituição com corpo clínico e corpo funcional alinhados para atendimentos que seguem altos padrões de qualidade”, destaca.

O Hospital ainda é acreditado no nível pleno pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e adota conceitos de Best Clinical Practices (Melhores Práticas Clínicas). Em sua parte estrutural, conta com as ISOs 14001 - Sistema de Gestão Ambiental, e a 9001 - Sistema de Gestão de Qualidade, além da SA 8000, de Responsabilidade Social. 
Segundo Rodrigo Meister, diretor administrativo da Interact Solutions e consultor na área de gestão Hospitalar há mais de 20 anos, o cuidado com os riscos e com eventos adversos serão critérios decisivos para a escolha do paciente e, consequentemente, trarão sustentação econômica para essas instituições no futuro. “A compreensão de que sistemas falham e permitem que as falhas dos profissionais se propaguem, causando eventos adversos, permite à organização hospitalar rever os seus processos, estudar e reforçar suas barreiras de defesa e as falhas latentes, que estão presentes nos locais de trabalho e que tornam o sistema frágil e suscetível a erros. Todas estas questões contribuirão para garantir uma melhor qualidade de atendimento ao paciente e índices de resultados cada vez mais satisfatórios”, destaca.
A solenidade de entrega do certificado foi na Fundacão Dom Cabral, em Alphaville, durante prestigiada solenidade, seguida por coquetel.
Alessandro Fernandes Moreira, representando o reitor da UFMG; Luciana Faluba Damázio, representando o Núcleo de Gestão e Saúde da FDC; Márcia Guimaràes, Ricardo Guimaràes, rubens Cuvello, presidente do Instituto Qualisa de Gestão e o Assessor e representante do governador, Rafael Guerra
Ricardo Guimaràes, Elke Passos e Renato Roussef
Antônio Augusto, Fábio Medina, Rafael Mello, Márcia Giimaràes, Ana Maria Vieira, Ivanete Calixto,
Ricardo Guimaràes,  Sérgio Eduardo e Carlos Gustavo
Alexandre Rodrigues entre Márcia e Ricardo Guimaràes
Suzely Ortênzio e ricardo Gùimares

Ricardo e Paula Guimaràes; Fernanda e Napoleão Guedes Medeiros; Márcia e Ricardo Augusto Gumaràes
José Israel Vargas, ex-ministro  da Ciência e Tecnologia; vereador Tarcísio Caixeta,líder do governo na Câmara Municipal dre Belo Horizonte;  Márcia e ricardo Guimaràes

Nenhum comentário: