quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Festival de Cinema em Gramado: Vale do Contestado, na Rota da Amizade, cenário de filme catarinense, apresenta diversos atrativos turísticos

Acabou no início da tarde desta quarta-feira (11/08/10) o debate e a entrevista coletiva com a equipe do documentário O Contestado – Restos Mortais, que resgata a história de um dos mais violentos conflitos ocorridos no Brasil: a Guerra do Contestado que aconteceu entre Santa Catarina e Paraná por disputas territoriais. Segundo o documentarista Sylvio Back, o longa inicia com um prólogo que tem o objetivo de funcionar como um trailer do filme. Através de depoimentos de historiadores e pessoas da comunidade, além de imagens de médiuns em transe que supostamente encarnam os personagens que fizeram parte da batalha, o filme prepara o espectador para a complexidade do tema que será abordado.


Para Back, a necessidade de incluir o espiritismo no documentário se justifica pelo grande número de relatos de casos sobrenaturais que teriam acontecido durante a batalha e que eram comuns àquele período na região. A produção é uma tentativa de recuperar a história, mas, sobretudo, de mantê-la viva. “O Contestado está sumindo, nunca foi inoculado pela historiografia brasileira”, constata o cineasta.

Casarios históricos, plantações de maçãs, águas termais, cachoeiras, vinícolas, colonização italiana, japonesa e austríaca. Toda essa diversidade faz parte do Vale do Contestado, da nossa Rota da Amizade, uma das dez regiõesturísticas de Santa Catarina, onde o cineasta Sylvio Back filmou O Contestato: Restos Mortais, com apoio do Funcultural, filme recentemente selecionado para o Festival de Gramado deste ano. “O filme é uma excelente oportunidade de promoção para Santa Catarina, cenário da produção. O legado histórico estimula a demanda gerada pelo segmento de Turismo Cultural”, afirma o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky.

Nenhum comentário: