terça-feira, 27 de abril de 2010

Macro Vision 2010 – um gol do Itaú BBA, por César Simões Salim

O Itaú BBA promoveu o evento Macro Vision 2010 que foi o mais importante evento de avaliação da economia mundial e brasileira. Estavam presentes, fizeram palestras e responderam a perguntas de um público de cerca de 700 pessoas da área econômica de empresas os seguintes ícones da economia:

- Michael Pettis – Professor da Universidade de Pequim e especialista em economia chinesa – apontou os riscos de uma recessão na China em 2012, com conseqüências para a economia mundial. A razão disso é que a enorme produção industrial chinesa estaria chegando a seu máximo e não encontraria escoamento no mercado. O mercado europeu ainda em recessão e o mercado americano com mais cautela em seus hábitos de compra fazendo estreitar a demanda e os emergentes e a própria China absorvendo uma parcela da produção, mas não conseguindo compensar a redução da demanda global;
Foto extraída do site: http://www.theepochtimes.com/n2/content/view/12599//

- Marc Faber – vive atualmente em Hong Kong e é um especialista em análise de economia mundial, muito conhecido pelo seu blog GloomBoomDoom. Marc tem uma visão muito crítica sobre a crise e acredita na importância de regulamentar o mercado financeiro para evitar novas crises;
                                                             
                                       Foto extraída de http://www.freedomsphoenix.com/dom.htm
- Raghuran Rajan – Professor da Universidade de Chicago e consultor do Primeiro Ministro da Índia e do Itaú Internacional. Raghuram tem uma posição mais otimista sobre a recuperação da economia americana, mas acredita que a vai haver mais cuidado com o risco e pode resultar em uma redução do ritmo do crescimento econômico.
Foto extraída do site: http://portalexame.abril.com.br/fotos/economia-mundial.shtml

Os palestrantes brasileiros fizeram brilhantes analises da nossa economia e foram os seguintes:

- Ilan Goldfjan – Doutor pelo MIT, Professor da PUC-Rio e Diretor do Banco Itaú - abordou o bom momento de crescimento econômico do Brasil, com oportunidades de crescimento a altas taxas por alguns anos. Tranqüilizou a audiência com relação ao cambio, mostrando que o dólar não deve incomodar. A preocupação maior é com a inflação crescente e com os gastos governamentais exagerados e sem justificativa, podendo dificultar o sucesso do desenvolvimento econômico nacional.
Imagem extraída de g1.globo.com/.../0,,MUL1406324-9356,00.html
- Edmar Bacha – o pai do real tratou dos riscos que o Brasil corre e que podem comprometer o aproveitamento desta oportunidade de crescimento rápido por vários anos. Tais fatores estão ligados aos excessos de gastos governamentais, gastos de consumo como aumentos de salários ou de proventos de aposentados que não trazem resultados positivos para a economia. Apontou a ausência de investimento correto em educação e saúde: alertou para a necessidade de mudar de modelo nestas áreas, pois o atual está exaurido e exemplifica com a necessidade de encontrar mecanismos para financiamento da educação e da saúde. A falta de alinhamento correto nas alianças externas pode resultar na perda de oportunidades de crescimento por estar associado a aliados inadequados (citou a política em relação ao Iran, a aproximação com Chaves, uma posição no Mercosul que muitas vezes não se coaduna com o interesse brasileiro, e um posicionamento entre os BRICS que denota a falta de preparo em relação aos objetivos que se pretende atingir).   
- Murilo Aragão – especialista em eleições - acha que a eleição será dura, mas que deve prevalecer o prestigio do Lula, o que pode resultar na vitória da Dilma, apesar suas fraquezas como candidata.

Foto extraída do blog de Murilo Aragão
- Alberto Almeida – excelente conhecedor de pesquisas de mercado eleitoral e um analista incisivo em suas criticas e idéias. Recomenda que a oposição fale em programas e soluções para os pobres, valorizados no Brasil e sensíveis ao discurso de políticos que parecem pensar neles e que se propõem a realizar ações que melhorem sua vida, tais como: redução de impostos, dobrar a bolsa família, programas habitacionais de casas populares, inclusão de qualquer espécie.
                                                      Foto extraída do site: http://www.grupoessencia.com.br/equipe.htm
- Pedro Malan – o Ministro da Fazenda do governo Fernando Henrique fez um resumo ao final, com os pontos principais que todos falaram. Foi muito bom, apesar de curto, e mostrou a importância do Brasil se posicionar com uma visão de futuro para não perder a oportunidade que está sendo oferecida pelas condições da economia mundial e pelos fundamentos econômicos adquiridos pelo país.
                                                                                     Fotos extraída de palestrantes.org
- Guilherme Nóbrega – economista do Banco Itaú, foi o coordenador do evento e teve um desempenho excelente, apresentando perguntas que eram o resultado da agregação das perguntas do público.

Agora é aguardar para ver se as analises se concretizam e se as ações que devem ser tomadas pelo Brasil resultam em sucesso. Vamos conferir isso tudo no Macro Vision 2011, já anunciado pelo Itaú BBA para março de 2011.

Nenhum comentário: