Este ano será o primeiro em que o horário de verão começa a vigorar em um período fixo, conforme Decreto assinado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança. Agora, o horário de verão começará sempre a partir da “zero hora” do terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão será transferido para o próximo domingo.
Assim, o horário de verão deste ano começará em menos de um mês: à zero hora de domingo, 18 de outubro de 2009, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora. A mexida nos relógios vigora até zero hora do dia 21 de fevereiro de 2010. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, afetando os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931. Até 1967 a mudança de horário ocorreu nove vezes. Desde 1985, vem sendo adotado sem interrupções, com diferenças apenas nos estados atingidos e no período de duração - de quatro a cinco meses.
(Colaboração de Norberto Correia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário