Durante o Sustentar 2009 – Fórum Internacional pela Responsabilidade Socioambiental e o Turismo Sustentável foi propostas metas e compromissos para promover a sustentabilidade em diversos setores.
De 9 a 11 de setembro, acontece em Belo Horizonte o Sustentar 2009 - 2º Fórum Internacional pela Responsabilidade Socioambiental e o Turismo Sustentável.
Sustentar 2009
Este ano o tema do Sustentar 2009 é “Desenvolvimento Sustentável: caminhos e cenários à nossa escolha”, debatidos por meio de seminários, cursos, workshops, encontros técnicos, fóruns e balcão de negócios. A partir da troca de experiências e apresentações de diferentes cases, serão conhecidas as ações de empresas de diversos setores como a Petrobrás, Cemig, Arcelor Mittal, Fundação Dom Cabral, Alpargatas, dentre outras. A idéia é que esses modelos de negócios sustentáveis sirvam de exemplos e alternativas para outras empresas.
O evento contou com a participação de convidados internacionais como o cientista ambiental Jeremy Robertson, da Universidade de Flinders, na Austrália, e o ecólogo americano Douglas B. Trent, também Coordenador Internacional do Sustentar 2009. Ambos trabalham com o turismo sustentável e defende a idéia que através do ecoturismo é possível gerar renda e desenvolver comunidades. Jeremy dirige um dos mais respeitados cursos de ecoturismo do mundo e recentemente foi eleito o melhor palestrante do seu país. Juntamente com Douglas, ele trabalhou em projetos no Brasil, como na criação da Reserva Ecológica do Jaguar, no Pantanal. Outro nome que compareceu foi o do francês François Becher, coordenador da Iniciativa Ambiental da Brahma Kumaris e representante da Conferência das Nações Unidas do Comitê de Mudanças Climáticas.
Simultaneamente ao Sustentar acontece o 2º Salão de Tecnologias, Produtos e Serviços Socioambientais, que é formado por estandes de várias instituições como a WWF, Greenpeace, Sebrae, Prefeitura de Nova Lima, dentre outros. Uma atração que chamou bastante atenção foi o estande da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, que apresentou serviços e atrações de diferentes regiões do estado. No local estão expostos produtos e obras de artes e oferecidas oficinas para o público conhecer e aprender as peculiaridades do interior do estado. Apresentações culturais como a Dança de Fitas de Itapecerica encantaram o público no segundo dia de evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário