sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ABRAJET em Belém do Pará


Os participantes do encontro da ABRAJET na capital do Pará foram muito bem recebidos pela ABRAJET local sob a batuta da jornalista Benigna Soares e sua equipe, além do poder público municipal representado pelo coordenador de turismo Wady Khayap.

Belém do Pará é ótimo em qualquer época do ano, além do calor humano, o astro rei é companheiro fiel. Para quem gosta de estar em contato com a natureza, Belém se descortina com lugares espetaculares, com toda a exiberância própria da região amazônica. O Mangal das Garças, o parque zoobotânico Museu Emilio Goeldi e o Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves fazem o abre alas da cidade. Enesquecivel uma volta na Estação das Docas à beira do Rio. O patrimônio arquitetônico e histório da cidade se vislumbra em cada esquina, demonstrando uma riqueza cultural fantástica e acima de tudo, que vem sendo preservada pelo poder público local. Exemplo disso é o Colonial Forte do Presépio, o neoclássico Teatro da Paz, a art-nouveau da Praça da República, o Museu de Arta Sacra, o Museu Histório do Pará são excelentes opções para o turista.

Neste cenário aconteceu a reunião da ABRAJET onde outra grande atração foi a gastronomia peculiar do Pará, considerada uma das mais genuínas e ricas do nosso País. Alguns dos pratos mais apreciados são o pato no tucupi, maniçoba, tacacá, caruru e vatapá. Entre outras delícias, há o fenomenal açaí, saboreado pelos paraenses de forma peculiar, acompanhado com farinha de tapioca ou um bom peixe frito. E isso tudo você poderá observar em uma manha de sol na maior feira livre da região que é a Feira Ver-o-Peso. Reserve uma manhã apenas para caminhar na feira, observar além de tudo, o rico artesanato, saborear frutas que não são encontradas no resto do país, tais como bacaba, cupuaçu, castanha-do-pará, bacuri, pupunha, tucumã, murici e piquiá. Com relação a castanha-do-pará, você poderá compra-la a granel, diretamente daquele que colhe e quebra a casca, ao preço de R$ 6,00 o quilo, Aromas diferentes. Ao lado da feira o ancoradouro onde chegam os mais variados tipos de peixe, tanto de água salgada como de água doce. Uma verdadeira fartura para os olhos. Fotos de Jefferson Severino, Diretor de Comunicação da ABRAJET/SC e Diretor de Relações Públicas da ABIME.

Nenhum comentário: