Autoridades
e empresários de turismo, estudantes, jornalistas de todo o Brasil e cerca de
250 agentes de viagens, vindos em caravanas de Minas Gerais, Goiânia e Campinas,
participaram da terceira edição do FTN (Fórum de Turismo de Negócios) e da
Mostra de Turismo, realizada nos últimos dias 4 e 5 de julho, no Hotel Nacional,
em Brasília. Participaram ainda do evento agentes de viagens e acadêmicos dos
setores ligados a área de turismo, do Distrito Federal e da Bahia.
Na
noite do dia 4 de julho foi realizada a abertura do evento que encerrou com um
jantar de confraternização. Fizeram parte da mesa: Marta Lobo, presidente do
FTN, Valdir Walendowsky, presidente da Santur, Geraldo Bentes, Secretário
Adjunto de Turismo do Distrito Federal, e Cristina Vieira Araújo, gerente de
unidade do Sebrae DF.
“Brasileiros
precisam viajar mais pelo Brasil”, disse Valdir ao citar o exemplo de Santa
Catarina, que possui diferentes atrativos turísticos, como Serra, praias, águas
termais, parque temático, festas tradicionais. O presidente da Santur ressaltou
ainda sobre a importância de fazer com que os jovens apostem mais nas viagens
pelo Brasil, que oferecem roteiros com atrativos culturais, de lazer, ecológicos
e gastronômicos diferentes que se vê pelo mundo e citou ainda o exemplo da
riqueza arquitetônica de Brasília. “tem estudantes da área de arquitetura que
nunca fizeram um citytour pela capital Federal”. Disse Valdir.
O
Geraldo Bentes, Secretário Adjunto de Turismo do Distrito Federal, ressaltou a
importância da realização de eventos na capital Federal para a consolidação do
destino. “Possuímos infraestrutura e potencial turístico diferente para a
realização de eventos”.
A
Presidente do evento, Marta Lobo, avaliou que a edição itinerante do evento em
Brasília foi positiva pelo fato de sentir uma grande participação dos convidados
nas atividades. “Agradeço a participação dos agentes de viagens e dos
empresários e expositores, como Santa Catarina e Bahia, que participaram de
todas as atividades realizadas no FTN em Brasília. A divulgação das ABAVs
(Associação Brasileira de Viagens) de Minas Gerais e Goiás, e o apoio da
secretaria de turismo de Brasília foi também fundamental para o sucesso do
evento.
Participaram
também do evento os embaixadores de Omã, Burkina Faso, Chile e
Uruguai.
Mostra
de Turismo
Na
Mostra de Turismo, os 22 expositores, entre operadores de Turismo, hotéis,
destinos, apresentaram os seus produtos e serviços para os agentes de viagens.
Os destinos Santa Catarina, Brasília, Bahia e Mato Grosso do Sul apresentaram as
suas potencialidades com o foco no turismo de lazer e negócio para o período de
baixa temporada de cada local.
Palestras
de qualificação
Pela
manhã foi apresentado por Virginia Yunes a palestra sobre sustentabilidade
trazendo a importância do assunto para o turismo, além de apontar o quanto as
boas praticas sustentáveis pode favorecer a todo segmento. Em seguida, Gil
Giardeli ministrou a palestra sobre Mídias Sociais falando, entre os assunto o
quanto é importante as empresas se manterem atualizadas. Já no período da tarde
foi apresentado as palestras de qualificação pela MSC Cruzeiros, Roteiro Santa
Catarina e Transmundi (Cruzeiros Fluviais).
Ainda
pela manhã, os agentes de viagens de Minas Gerais fizeram um passeio pelos
principais pontos turísticos de Brasília, que terminou com uma visita no centro
de convenções. Na ocasião, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal
apresentou a palestra sobre o destino Brasília e ofereceu, em seguida, um almoço
de boas vinda a cidade para os profissionais do turismo.
A
terceira edição do FTN em Brasília (DF) aconteceu pela primeira vez de forma
itinerante, fora de Florianópolis (SC). A capital catarinense já sediou a I e II
edição do evento e se programa para receber a IV edição, nos dias 10 e 11 de
setembro de 2013.
Segundo
Marta Lobo, a escolha de Brasília para sediar a terceira edição do evento se deu
pela oportunidade vista nas possibilidades de trabalhar o local com o turismo
emissivo e receptivo de turistas durante o ano todo, especialmente nos finais de
semana, o que coopera com o problema de sazonalidade no local. “Brasília e
Florianópolis são destinos com grande potencial emissivo e receptivo de turismo
e que, assim como muitas regiões brasileiras, passam pelo mesmo problema de
sazonalidade. São destinos que oferecem excelentes opções turísticas durante o
ano todo, mas que precisam ser melhores alinhados e divulgados para ser
vendidos”, avalia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário