Por José Aparecido Ribeiro
A Lei seca expõe para o belo-horizontino
o que o turista já conhece há tempos sobre o serviço de táxi da cidade,
especialmente os executivos que visitam a capital a negocio ou eventos. A
deficiência não é só em numero de taxi e tempo de espera, que a cada dia fica
maior, mas sobretudo em qualidade da frota e baixo nível de preparo dos
condutores. A maioria dos motoristas não são proprietários dos veículos, eles
alugam por uma diária que custa em média R$130 reias. O cuidado com a limpeza,
higiene do veiculo e dos próprios condutores é de nível baixíssimo e
preocupante.
Uma parcela significativa dos veículos
são inapropriados para o clima e para a topografia da cidade, que tem muitos
morros e clima quente. Ainda se vê rodando muitos carros mil, sem ar
condicionado, desconfortáveis, com bancos traseiros apertados e inapropriados
para o oficio de “carro de praça". Imagine um taxi com motor mil, movido a gás,
levando 4 passageiros no Mirante das Mangabeiras em um dia de calor intenso e
trânsito lento? Os que tem ar condicionado, boa parte, nunca trocou o filtro ou
realizou limpeza no sistema de circulação e refrigeração. Sem contar a própria
manutenção de amortecedores, pneus, cintos de segurança
etc.
Quem anda muito de taxi pode constatar
que é comum encontrar veículos com 300 mil quilômetros ou mais. A manutenção nem
sempre é feita como manda o figurino. A Linha Verde tem sido palco de acidentes
envolvendo veículos a caminho do Aeroporto de Confins, carros cujo os
amortecedores costumam estar vencidos e os pneus em condições duvidosas,
dirigidos por condutores que precisam correr para salvar o dia e não pagar para
trabalhar. Veículos que não deveriam rodar em uma auto pista de fluxo intenso e
velocidade de 110 km/hs, que não é respeitada por muitos.
Se não bastasse, um numero considerável
tem porta malas ocupados com cilindros de gás, são sujos e mal cuidados. Não há
fiscalização sobre aspectos mínimos de higienização, boa aparência do veículo e
do condutor. Para alguns, o carro é também a moradia. Não é raro entrar em
veículos que serviram como local de refeição dos seus condutores há alguns
minutos. O cheiro de comida ou de cigarro, é perceptível ao adentrar ao
veículo. Em dias de chuva, com vidros fechados, o ambiente torna-se insalubre e
pouco recomendável. Bancos sujos, cintos de segurança ensebados, som alto,
camisa aberta, palito na boca e por ai vai. Sem contar que muitos dos veículos
servem às famílias dos seus proprietários no final de semana. A meia boca tem
sido regra, e não exceção.
A Copa das Confederações esta chegando e
BH passara pelo seu primeiro teste de fogo. A julgar pelo que se vê, salvo
honrosas exceções, a cidade corre o risco de passar vexame. Quem viver, verá.
Fica a sugestão para a BH Trans que precisa mudar as regras e considerar
inclusive a obrigatoriedade de uniforme e quem sabe até boas práticas de higiene
pessoal para quem quer ser taxita. A fiscalização precisa ser mais rígida e as
Cooperativas podem ser convidadas a ajudar nesta empreitada. Com efeito, é com o
motorista de taxi que o turista tem a primeira impressão sobre a cidade que está
visitando e ele precisa saber disso, qualificando-se para surpreender
positivamente.
José Aparecido
Ribeiro
Consultor em mobilidade e assuntos
urbanos
Presidente do Conselho Empresarial de
Política Urbana da ACMinas
Diretor da ABIMEMG
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