segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Instituto Atlântico divulga pesquisa sobre situação econômica do país

15 de janeiro de 2013
Autor: Comunicação Millenium
 
A mais recente pesquisa produzida pelo Instituto Atlântico, intitulada “Poderia estar melhor”, de autoria do especialista em Relações Internacionais Augusto Cattoni, traça um profundo panorama da atual situação econômica do Brasil. Cattoni faz uma análise paralela ao texto “It’s better than it seems: Brazil in the coming decades”, de Albert Fishlow, professor emérito da Universidade Columbia e da Universidade da Califórnia – Berkeley, que traz uma visão econômica otimista para o Brasil.
O professor de Relações Internacionais afirmou que “a análise do professor Fishlow é sempre interessante, porém nos pareceu incompleta” e lembrou que “há controvérsias como uma visão sóbria da realidade brasileira revela”. Dentre os temas abordados, as grandes “mazelas” da economia ganham destaque na pesquisa. As taxas de investimento, o intervencionismo do governo na economia, a política fiscal, a produtividade e o pré-sal são tratados de forma clara e reveladora. Cattoni também dá destaque à pesada carga tributária nacional: “O tributo injusto é o grande fator de manutenção do estado de subcidadania em que vivem os cidadãos brasileiros”.
 
Leia o trecho inicial do trabalho “Poderia estar melhor“, de Augusto Cattoni:
O recente texto do Professor Emérito Albert Fishlow da Universidade Columbia e da Universidade da Califórnia, Berkeley, “It’s Better than It Seems: Brazil in the Coming Decades”, preparado para o Centro de Política Hemisférica da Universidade de Miami, reflete não só a latitude intelectual do Autor na análise de desafios ao desenvolvimento das nações, como também retrata o longo caso de amor desse grande brasilianista pelo país que de alguma forma o adotou e foi por ele adotado, tamanho é o seu conhecimento específico da economia e da sociedade brasileiras.
Clique aqui para ler toda a matéria.

Nenhum comentário: