Por Jefferson Severino
Vitrine do Turismo no Sul do Brasil e Mercosul,
evento promovido e organizado pela ABAV-PR chegou à 22ª edição, que só termina
no próximo dia 12 de março. Trata-se de um evento profissional dedicado ao setor
do Turismo que vem se posicionando ano após ano como o grande encontro do trade
na região Sul do país. Idealizado, promovido e inteiramente organizado pela
Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). O Salão
possui uma feira de negócios, capacitação, eventos sociais visando a promoção do
networking e uma programação paralela, que traz a 12ª Mostra das Regiões
Turísticas do Paraná – organizada pela Paraná Turismo e Secretaria de Estado do
Esporte e Turismo do Paraná.
O evento começou com sessão solene reunindo
autoridades, imprensa especializada e convidados. Após a solenidade, os
presentes tiv
eram a oportunidade de degustar alguns pratos da culinária
paranaense, no coquetel realizado em parceria com a Abrasel Paraná. Na na
sexta-feira (11), a Feira é aberta para visitantes a partir das 13h e ocorre a
exposição de produtos e serviços turísticos. “A Feira é uma grande
oportunidade para os agentes de viagens conhecerem seus fornecedores, fazerem
networking e fortalecerem contatos já realizados”, comentou o presidente da
ABAV-PR, Roberto Bacovis. “O cenário de crise econômica, alta de impostos,
câmbio desfavorável, clientela com menor poder aquisitivo fazem com que esse
assunto precise ser discutido. Não tem nada melhor do que fazer isso na presença
desse grande volume de profissionais do Turismo”, explica Bacovis.
Feira de
Negócios - O trade turístico está representado nas várias categorias de
expositores, dispostos em 1.640 m2 de espaço:
Operadoras:
Abreutur, Andes Operadora, Athos Operadora, Brasil Total Receptivos, BRT
Repasse, Cassinotur, BWT/Serra Verde Express, Domus Viagens, Edwards Tur, Flot
Operadora, Flytour, FRT Operadora, Giratours/Lusanova, Hamburguesa Turismo,
Loumar Turismo, Magic Way, MGM Operadora, MMTGapnet, Ok Operadora, Personal Tour
Operator, Queensberry, Schultz/Vital Card, Transtupi, Visual Turismo/E-HTL.
Hotelaria: Águas do Verê, Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, Costa do
Sauípe Resort, Costão do Santinho, Di Roma/Bertoldi Turismo, Fazenda Virá, GJP,
Harbor Hotéis, Hotéis Vila Galé, Hotel +, Hotel Dunamys, Hotel Rayon, Iberostar,
Loi Suites Hoteles, Max Savassi Apart Service, Rio Quente Resorts, Slaviero
Hotéis, Termas de Jurema Resort Hotel, Via Lisboa. Destinos: Alto Paraná /
Paraguay, Balneário Camboriú, Bento Gonçalves, Caldas Novas, Centro Histórico de
Curitiba, Curitiba - Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Foz do Iguaçu,
Gramado, Mato Grosso do Sul, Núcleo de Turismo Receptivo, Petrópolis, RioTur,
Santa Catarina - Santur, Sergipe, Porto Alegre e Uruguai.
Atrações: Beto
Carrero World, Hot Beach, Ody Park, SeaWorld, Cascaneia.
Cias Aéreas:
Avianca, Gol, TAM, TAP
Entidades:
ACP-PR, ABIH-RJ, Fecomércio Paraná, Infraero
Serviços
turísticos: GTA, Identificare, Intelly, Travelport, TZ Seguros, Universidade
Positivo
Câmbio: Banco
Daycoval
Cruzeiros
marítimos: Bluesea, Discover Cruises, MSC Cruzeiros, Royal
Caribbean
Outros:
Sindiloc, FIT Cataratas
O Salão
Paranaense de Turismo tem como patrocinadores Bourbon Hotéis, BWT/Serra Verde
Express, Fecomércio PR, Gol, Grupo BRT e Vital Card. São parceiros estratégicos
Abrasel-PR, Feijão Amigo, Paraná Turismo, Secretaria do Estado do Esporte e
Turismo do Paraná, Infraero, Slaviero Hotéis e Transtupi. Apoiam o evento:
ABIH-PR, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Federação dos Conventions
& Visitors Bureau- PR, Instituto Municipal de Turismo, Sebrae/PR, SEHA e
Sindetur-PR.
Como um
benefício, a ABAV-PR traz todos os anos agentes de viagens de cidades próximas a
Curitiba para participarem do evento. Neste ano, foram planejados nove roteiros,
que passam por cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul: Foz do
Iguaçu, Guarapuava e Cascavel; Londrina e Ponta Grossa; Maringá; Itajaí,
Blumenau, Balneário Camboriú; Criciúma, Araranguá, Garopaba, Laguna e Tubarão;
Florianópolis e Itapema; Joinville; Porto Alegre, São Leopoldo e Caxias do Sul;
Chapecó, Xaxim e Xanxerê. Patrocinam as caravanas as empresas FRT Operadora,
Grupo BRT, Domus Viagens Operadora de Turismo, Magic Way Tours Operador e BWT
Operadora. Na noite de sábado, a programação das caravanas que permanecerão na
cidade inclui um tour com guia especializado pelo Largo da Ordem, cartão postal
boêmio do centro da cidade de Curitiba. Esta ação é uma parceria da ABAV-PR com
o Núcleo de Turismo Receptivo.
Capacitação
Neste ano,
atentos ao perfil dos participantes do evento e às demandas dos expositores, a
ABAV-PR estabeleceu apenas uma palestra para integrar a sua programação oficial.
Intitulada “Desafios do Turismo 2016: Liderança, Engajamento, Gestão”, a
palestra ocorrerá no sábado, 12, pela manhã e vai reunir três profissionais
experientes e atuantes no mercado. Kelly Malheiros, sócia fundadora da KM
Partners do Ceará, é facilitadora em treinamentos com foco em liderança,
atendimento, produtividade e engajamento. Ela falará sobre Liderança aos agentes
de viagens. Para falar sobre Engajamento, foi convidado Charles Calmucci, de São
Paulo. Ele realiza treinamentos para agentes de viagens há 16 anos, como sócio
da Forward Consultoria & Treinamento. Por fim, para falar sobre Gestão, foi
convidado o pernambucano Lúcio Moreira, que possui formação internacional em
Business e Executive Coaching. Ele atua há 20 anos nas áreas de vendas,
atendendo a entidades do Turismo, sempre na área de gestão estratégica e
planejamento. “Com esse time de peso, pretendemos dar ferramentas aos agentes de
viagens, para que a sua autoestima seja impactada positivamente. Como resultado,
esperamos ajudar as agências de viagens a superarem mais um ano de desafios”,
comenta a vice-presidente de Capacitação, Ana Paula Lacerda Garcia.
Crescimento e satisfação
Para o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis, o
evento tem se superado a cada edição. “Ano após ano, procuramos melhorar as
edições do nosso evento. Hoje realizamos uma pesquisa em tempo real, durante o
evento, com os expositores e outra com os participantes. Recebemos esses dados
com bastante seriedade e como elemento crucial para nosso planejamento”,
relata Bacovis. Em 2015, o evento chegou a mais de 5 mil participantes em 3
dias de evento. Para os expositores, o evento foi positivo (92,3%), bom para
aprimorar contatos comerciais (82,4%), com público de qualidade (84,7%), boa
divulgação (78,7%) e bom local (80,4%). Para os participantes, o evento foi bom
para networking (92%) e 89% desejam participar do 22º Salão
Paranaense.
Imprensa
especializada
A ABAV-PR
também está comprometida com seus expositores na repercussão de suas novidades.
Por isso, trouxe uma comitiva de jornalistas do Brasil e Mercosul para cobrirem
o evento e conhecerem mais sobre Curitiba e o Paraná. “Entendemos que alguns
agentes de viagens e profissionais do trade não puderam estar conosco no Salão.
Então, por meio da imprensa especializada, pretendemos atingir essas pessoas e
gerar negócios, indiretamente”, finaliza Bacovis, reforçando o trabalho de
cobertura dos jornalistas locais, que prestigiam a ABAV-PR ao longo de todo o
ano.
1º DIA DE FEIRA DO 22º SALÃO PARANAENSE DE
TURISMO - ABAV-PR
Nesta sexta-feira, 11, o dia começou cedo para os
jornalistas e agentes de viagem. Pela manhã citytour pelos principais pontos
turísticos da capital paranaense com pit stop no fenomenal Jardim Botânico e na
Ópera de Arame.
Ao meio dia já
estávamos no Salão Paranaense para almoço e a abertura oficial do evento que
surprendeu pela quantidade de profissionais da área de turismo. Na noite de
ontem o anfitrião do evento, o presidente da Associação Brasileira das Agências
de Viagens do Paraná (ABAV-PR), Roberto Bacovis, reforçou em seu discurso que
2016 será um ano muito desafiador. “Precisamos, no Turismo, reinventar a
roda. Cabe a nós olhar além da crise e identificar onde estão as nossas
oportunidades de sucesso”, disse o presidente, feliz em salientar que o
evento chegou a março de 2016 com o mesmo número de expositores que em 2015. Com
um novo layout, mais enxuto, conseguiu-se manter o profissionalismo que marca o
evento. E hoje constatamos o trade se reinventando, pois em minha modesa
opinião, crise significa oportunidades de novos negócios.
O cenário de crise brasileiro não foi esquecido pelas
autoridades que compareceram ao evento. O diretor de operações do Sebrae-PR,
Júlio Cezar Agostini, parabenizou a ABAV-PR pela coragem na realização do
evento. “Estamos encarando um momento difícil, mas com uma visão única de que
poderemos superar esse momento de maneira conjunta”, pontuou. O Sebrae-PR
vai apresentar durante o evento as primeiras 50 micros e pequenas empresas
agraciadas com um selo de qualidade do setor turístico criado pela
entidade.
O
superintendente da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, contou estar rebatendo a
crise com o lançamento de novos produtos turísticos. Também provocou o
secretário de turismo paranaense para a redução de impostos relacionados a
aviação, tal como outros estados. “Não estaríamos perdendo todos esses voos
que estamos correndo risco de perder”, disse.
Diante de todos
os apontamentos referentes ao setor, o vice-presidente do Sistema Fecomércio,
Luiz Carlos Borges da Silva, destacou que o Turismo é um grande responsável pelo
movimento do comércio. O presidente do Instituto Municipal de Turismo de
Curitiba, Caíque Ferrante, também lembrou que o setor movimenta 52 segmentos da
sociedade. Durante o Salão, Curitiba vai lançar 8 novos roteiros
turísticos.
O dia terminou com o famoso e tradicionalíssimo
"Clube do Feijão Amigo" no Bourbon Convention Hotel, em homenagem ao presidente
da FEVOMÉRCIO/PR, Darci Piana. Todo o trade compareceu nesse grande evento que
se tornou uma gigantesca confraternização e homenagens, onde além do Darci, o
grande confrade e amigo Antonio Salani foi também homenageado.
O sábado (12), começa
com a palestra magna pela manhã, que tratará dos desafios e perspectivas para o
setor turístico em 2016, com o cenário da crise econômica brasileira, e segue
com a Feira.
O 22º Salão
Paranaense de Turismo reúne até sábado operadoras de turismo, empreendimentos
hoteleiros, destinos, companhias aéreas, entidades do turismo, empresas de
serviços turísticos, atrações turísticas, cruzeiros marítimos e câmbio. O Salão
Paranaense de Turismo tem como patrocinadores Bourbon Hotéis, BWT/Serra Verde
Express, Fecomércio PR, Gol, Grupo BRT e Vital Card. São parceiros estratégicos
Abrasel-PR, Feijão Amigo, Paraná Turismo, Secretaria do Estado do Esporte e
Turismo do Paraná, Infraero, Slaviero Hotéis e Transtupi. Apoiam o evento:
ABIH-PR, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Federação dos Conventions
& Visitors Bureau- PR, Instituto Municipal de Turismo, Sebrae/PR, SEHA e
Sindetur-PR.
Para ver todas
as fotos da abertura e primeiro dia do salão clique nos links
abaixo.
Jefferson Severino - Jornalista - SC - 01571
- JP
ASSESSOR DE IMPRENSA
ABAV-SC
48-9163-7172 - TIM -
WhatsApp
Florianópolis -SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário