sexta-feira, 22 de julho de 2016

O UBER E SEUS PROBLEMAS

Por Hildeberto Aleluia


No final de junho de 2016 fui vítima de uma trapaça no aplicativo de transporte UBER, na SQN 213, em Brasília. Fiquei com a convicção de por muito pouco haver escapado de um assalto. Passados alguns dias, relatando para amigos e pesquisando nas redes descobri que não fui o único. Houve casos semelhantes, com vítimas, na própria cidade de Brasília, em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em Nova Deli, na Índia. 


Trata-se de uma situação inusitada e perigosa. No Brasil, como sempre, a situação do aplicativo tem características muito próprias: está sendo desmoralizado pelos taxistas. Como não conseguem vencer o aplicativo na prestação de serviços e preços (chegando a custar mais que o dobro) os taxistas estão desmoralizando o UBER e causando prejuízos e riscos aos passageiros. O caso é grave. Em Nova Deli foi um estupro. Não houve interceptação da chamada.a passageira processa o UBER em sua sede na Califórnia. O motorista,um tal de Shiv Kumer Yadav, segundo o jornal Times of Índia, está preso e é acusado pela polícia local de haver estuprado outras mulheres. Em Belo horizonte há o relato da atriz e cantora Lívia Montovani em uma rede social que comprova a interceptação de chamadas telefônicas também na capital mineira.


Os taxistas brasileiros, especialmente os brasilienses, desenvolveram um sistema por onde interceptam as chamadas para o UBER. No meu caso, numa noite chamei o aplicativo por três vezes. Em todas as chamadas foram para um endereço errado. O UBER cobra uma taxa de sete reais se o passageiro desiste da chamada ou não encontrar o passageiro. Nunca chegaram a mim tais cobranças. Somente numa quarta chamada, após um telefonema, consegui o transporte.


No dia seguinte chamei de novo: com um atraso de meia hora para minha surpresa chegou um táxi. Ele me identificou pelo nome. Respondi que não havia chamado um táxi e sim um UBER. Rápido na resposta me contou que seu carro havia batido dias atrás e que ele já havia comunicado ao UBER e daquela semana em diante o táxi estava habilitado pelo próprio aplicativo. Como eu estava acompanhando a votação da Lei distrital que visa regular o aplicativo na capital federal sabia que aquela história não era verdadeira. Atrasado para meu compromisso resolvi correr o risco. O motorista dirigia mal e estava nervoso. Fui crivando-lhe de perguntas. Mais nervoso ele ficava. Enfim chegamos ao destino e até hoje não recebi a conta da corrida, fatura que costuma chegar imediatamente após o trajeto.


Fiquei preocupado. Contei para meu acompanhante no almoço que também achou a história muito estranha. Mais tarde, já noite, meu amigo ligou e me disse que dera muita sorte pois no trabalho dele colhera um relato igual e a passageira havia sido assaltada. Fui para as chamadas redes sociais e me pus a pesquisar. Numa delas encontrei o testemunho da senhora Fernanda Mac Dowell, na quinta feira dia 27 de junho. Seu relato:


- acabou de acontecer comigo o que alertaram aqui no Facebook. Fotografei o carro. Pedi um Uber no Centro da cidade, no Rio de Janeiro e gravei a placa e o modelo: Tucson LSR. Sorte que estava atenta. A caminho do meu Uber, antes encostou outro carro. Se dirigiu a mim e abriu a porta. Notei que a placa não conferia e nem o modelo do carro. Alguns segundos depois, já no carro que chamei, o motorista relatou-me ter conhecimento de casos semelhantes e testemunhos de passageiras que foram assaltadas em situações parecidas.


Em outro relato colhi testemunhos até de estupros acontecidos em Belo Horizonte. Na mesma semana deparei-me com uma notícia de estupro em Nova Deli, na Índia, praticado por um motorista do UBER. Aqui e ali encontro depoimentos de vítimas onde a característica principal é a interceptação das chamadas. A empresa UBER é a que mais cresce no mundo na área virtual. Seu valor de mercado já ultrapassa os 40 bilhões de dólares e vem recebendo aportes financeiros de um bilhão de dólares ao mês. Tanta tecnologia e o cliente fica isolado. Não há um canal para o passageiro se reportar ao outro lado do balcão.


 Outros aplicativos crescem no mundo e o maior deles é o Didi Kuaidi. Desembarcam no Brasil este mês. Como não temos um órgão regulador é necessário que estejamos atentos. E cabe ao governo acordar para o assunto. Do Congresso Nacional nada podemos esperar a julgar pela regulação da neutralidade da rede quando a Câmara dos Deputados promulgou uma Lei, conhecida como  Marco Civil da Internet, ludibriando a todos quando não fixou os parâmetros, claros, da neutralidade da rede. Ao contrário, facilitou a vida das Teles, permitindo que elas fixem ao seu gosto os limites de navegação na banda larga. Cedo ou tarde iremos pagar mais pela navegação. É aguardar para ver.


  A evolução tecnológica está sob cerrado ataque. No caso do UBER trata-se de um caso para a polícia agir.

CP Gardens


Com prestigiado coquetel a paisagista e empresária Carla Pimentel e seu filho Leonardo inauguraram seu mais novo projeto, “CP Gardens”, um novo conceito para decoração de espaços externos, varandas, áreas gourmets, gazebos, etc.
A loja oferece adornos diversos, plantas naturais mixadas com plantas permanentes, almofadas decorativas, aromas, cestarias e muitos detalhes que fazem a diferença na hora de compor o ambiente.
O elegante projeto da loja leva a assinatura da arquiteta Gláucia Britto, e a Abatjour de Arte deu um toque de muito aconchego com sua iluminação. Vá conferir! Fotos Edy Fernandes.

Barbara Hamers Costa, Carla Pimentel, Andrea Hamers Costa, Fernanda Cardoso
Carla Pimentel, Brian Michael Fraser Neele, Simone Arcur
Leonardo e Carla Pimentel
Letícia, Maria Cristina e Thais Valle
Marina Pimentel, João Leite, Carla Pimentel
Brenda e Sonia Rochwerger, Adriana Lanari
Ana Paula Vaz, Jo+úo Jacques Vaz
Mira Mundim, Alberto Radespiel, Sheila Mundim

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Carla Pimentel inaugura CP Gardens




A paisagista Carla Pimentel inaugura, com coquetel, no próximo dia 19, terça-feira, seu novo empreendimento, a loja CP Gardens.

A inspiração para o novo negócio vem da sua experiência como paisagista ao longo dos anos. Carla e seu filho e sócio, Leonardo, passam a oferecer para os clientes e amigos, inúmeras opções de arranjos, adornos e peças diversas sempre orbitando no universo dos ambientes externos e também lugares onde as pessoas se reúnem.

O projeto da loja é da arquiteta Glaucia Britto e a iluminação da Abatjour de Arte.



Jardins, varandas, espaços gourmet, piscinas, gazebos, etc, ficarão mais bonitos e aconchegantes à partir de agora com as opções de soluções e produtos da CP Gardens.

Vale conferir tudo!!!!

Serviço:
CP Gardens
Coquetel: dia 19/7 – 19 as 22h

Alameda Oscar Niemeyer, 1033 loja 6 – Ed. Atlanta 2

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Fuja do frio neste inverno! (2) Destino: Litoral Norte, Pipa

O litoral norte, sem dúvida é um dos estados mais procurados, tanto por brasileiros, como por turistas estrangeiros que fogem do frio. Rio Grande do Norte tem praias exóticas e maravilhosas, como a famosa Pipa e boas opções de hospedagem, que variam desde simples pensões aos espaçosos e confortáveis Resorts.

Pipa está a 85 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Com temperaturas que variam entre 24ºC e 31ºC no verão e entre 21ºC e 28ºC, no inverno, portanto apenas uma diferença mínima que, no inverno, devido aos ventos, pode dar a impressão de esfriar um pouco nos meses de junho a agosto.
Praia da Pipa (Foto divulgação)
Praia da Pipa (Foto divulgação)
Por do sol em Pipa, por Eliana Benitah
Golfinhos (Foto Pousada Porto do Sol, Pipa)



domingo, 3 de julho de 2016

Jantar dançante no West Pub, sob a batuta de Lilian Furman

A dinâmica Lilian Furman mais uma vez reuniu um grupo de amigos da sociedade de BH para seu famoso jantar dançante, animado pela música de Enio Bretas, no West Pub, uma nova casa que surge no local onde era o Café de La Music, na Rua Barbara Heliodora.



A anfitriã, Lilian Furman
Lourdes e Tatiana Abadjieff
Suzana Rache e Toninho Augusto Ferreira
Sonia Mascarenhas, Antônio Caran, Jairo Fernandes e Cláudia Mourão
Antônio Baggio, Denise Diniz, Heloísa Fonseca e Themis Júnior
Lúcia Ribeiro, Ernani Silveira e Lilian Furman
Lilian Furman com José Lopes e Aninha
Leda Nogueira, Mônica Figueiró e Rosangela Las Casas
Natália de Pala Alvim e Soninha Campos
Lourdina Biscoto, Vanda Letícia e Rosa Silva
Themis Júnior e Heloisa Fonseca

Marisa Campor, Silvania Capanema e Manoel Paz
Lilian Furman e Suzely Ortênzio
Valdir Costa e Regina Resende
Clóvis e Ana Maria Moreira
Manoel Paz e Cláudia Paes
Denise Diniz, Vanessa Amarante e Antônio Baggio
Mônica e João Francisco Figueiró, com Lilian Furman
Tania Bacha e Antonio Renato Silva
Lilian Furman e Euler Abreu
Lilian Furman e Gustavo Tamm Brandão
Lilian Furman com Clayton Nogueira e Leda
Lilian e Marcos Furman
Ronaldo Augusto Ferreira, Vanda Letícia e Rosa Silva
Silvania Capanema, Lilian Furman e Vanessa Amarante

Jantar dançante no West Pub, sob a batuta de Lilian Furman

A dinâmica Lilian Furman mais uma vez reuniu um grupo de amigos da sociedade de BH para seu famoso jantar dançante, animado pela música de Enio Bretas, no West Pub, uma nova casa que surge no local onde era o Café de La Music, na Rua Barbara Heliodora.



A anfitriã, Lilian Furman
Lourdes e Tatiana Abadjieff
Suzana Rache e Toninho Augusto Ferreira
Sonia Mascarenhas, Antônio Caran, Jairo Fernandes e Cláudia Mourão
Antônio Baggio, Denise Diniz, Heloísa Fonseca e Themis Júnior
Lúcia Ribeiro, Ernani Silveira e Lilian Furman
Lilian Furman com José Lopes e Aninha
Leda Nogueira, Mônica Figueiró e Rosangela Las Casas
Natália de Pala Alvim e Soninha Campos
Lourdina Biscoto, Vanda Letícia e Rosa Silva
Themis Júnior e Heloisa Fonseca

Marisa Campor, Silvania Capanema e Manoel Paz
Lilian Furman e Suzely Ortênzio
Valdir Costa e Regina Resende
Clóvis e Ana Maria Moreira

Manoel Paz e Cláudia Paes
Denise Diniz, Vanessa Amarante e Antônio Baggio
Mônica e João Francisco Figueiró, com Lilian Furman
Tania Bacha e Antonio Renato Silva
Lilian Furman e Euler Abreu
Lilian Furman e Gustavo Tam Brandão
Lilian Furman com Clayton Nogueira e Leda
Lilian e Marcos Furman
Ronaldo Augusto Ferreira, Vanda Letícia e Rosa Silva
Silvania Capanema, Lilian Furman e Vanessa Amarante