sexta-feira, 5 de junho de 2015

Trajetórias despediu-se do Inimá de Paula, após sucesso total.


Texto do jornalista Rogério Santiago

As artistas plásticas Valdelice Neves e Marinella Uxa apresentaram, de 22 de abril a 31 de maio, a exposição Trajetórias, no Museu Inimá de Paula (BH). Pássaros, traçado indígena e a natureza como mote na mostra conjunta abordam uma ideia quântica do universo, em que os elementos primordiais água, art, fogo e terra estão prsentes e conectados à Humanidade.

O trabalho multidisciplinar de Valdelice Neves em esculturas, pinturas, vídeo, fotomontagem e literatura não só instiga o interlocutor, como o transporta para o ambiente amazônico. São ​releituras de ninhos e casas de marimbondos-flecheiros ao som da floresta. As tramas urdidas na mata incluem objetos de cores exuberantes. A pesquisa sobre o pássaro João-Congo, realizada nos últimos 30 anos por Valdelice, inclui depoimentos em vídeo das populações ribeirinhas da região estudada. As falas relatam o desmatamento​ e expõem apelos em prol da preservação.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
Os afazeres de Marinella Uxa surgem em suas várias fases de produção. Os quadros tridimensionais da série​ ​Mutações Interativas – Aliens​​, causam impacto visual extremo, simulando demônios interiores. Na série ​​Efervescência, as esferas são as próprias células da vida, com representações que mesclam padrões renascentistas e indígenas. Seu elaborado sistema de arte gráfica retrata, em desenhos geométricos, componentes lúdicos que fazem referências ao mestre russo Kandinsky e rementem observadores aos elementos da natureza e a aspectos sobrenaturais ou simbólicos.

"As obras propõe, visão totalizante do universo, um equilíbrio vital à sobrevivência d Terra", explica a curadora Sandra Mimoto Torres. "As tramas dos ninhos, os poliedros, as esculturas e os quadros de Valdelice inspirados no pássaro João-Congo conversam de forma harmoniosa com as obras recentes de Marinella, inspiradas nos grfismos dos índios da nação Asurni, do Alto Xingu."
Valdelice Neves
Bacharel em Artes Plásticas pela UEMG/Escola Guignard de Belo Horizonte e pós-graduada pela PUC/MG, especializou-se em gravura em metal, escultura contemporânea, estudo da Filosofia, História e crítica da arte. Foi selecionada e premiada em vários salões de arte contemporânea e Bienal, em exposições no Brasil e no Exterior.

Marinella Uxa
Nascida na Itália, reside em Belo Horizonte desde 1951. Formada em Arquitetura pela UFMG, frequentou também o curso de Educação Artística da Escola Guignard. Iniciou, em 1994, um trabalho escultórico em papel, desenvolvendo uma técnica própria, misturando colagens, mosaicos em celulose e pintura. Fotos Tina Carvalhaes

No dia da abertura da exposição, 22/4/2015, houve uma performance sobre o livro João-Congo-O Príncipe da Floresta, de Valdelice Neves, realizado sob a direção de Luiz Otávio Brandão, tendo Sérgio Cardoso como narrador e Heloísa Duarte e seu grupo de teatro, na perfor-mance. Na ocasião autografei livros de minha autoria, João-Congo- O Príncipe da Floresta, recentemente selecionado pela FNLIJ, para o catálogo da feira de Bolonha, na Itália, considerada a maior feira Literária de Livros Infanto Juvenis do mundo. 





Valdelice Neves entre os ninhos de João Congo
















Magda, curadora Sandra Mimoto, Rogéerio Santiago, Dayse Resnde e Dayse Gomes

Manoel Hagen,Valdelice Neves, Sandra Mimoto, Angelo Osvaldo Araújo e Dayse Resende
Sandra Mimoto entre Marinella Uxa e Valdelice Neves

Nenhum comentário: