sábado, 14 de fevereiro de 2015

Negociações com o MEC reabrem o site do FIES

Mobilização dos estudantes provoca reabertura do Sistema Informatizado de Financiamento Estudantil (SisFies)


O comunicado feito na quinta-feira (12) pelo Ministério da Educação (MEC) de que o programa informatizado para o Financiamento Estudantil (SisFies) será reaberto no próximo dia 23 e que ficará disponível até o dia 30 de abril, pode ter congestionado o site.  A partir de 30 de março, entretanto, será exigida a pontuação mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nas redes sociais, a página Movimento em defesa do Fies já está com mais de 45 mil curtidas, e conta com troca de informações, que antes eram protestos irreverentes, como uma marchinha de carnaval chamada Má Nota no FIES, cujo número de visualizações ultrapassa de  20 mil no youtube (http://youtu.be/n8mlg1VhLWU). Outros grupos que também congregam estudantes, pais e professores, agora trocam mensagens comemorando a vitória e de esclarecimento de dúvidas.


A adesão aos grupos no facebook, continua crescendo e fortalece a união de estudantes de todo o Brasil, que encontram nas redes sociais uma forma eficaz de comunicação e protesto. Outra forma, um pouco mais sofisticada, é a postagem de músicas, como a marchinha.

Nenhum comentário: